Hoje eu irei dar uma de Danuzah Coelho. Vou escrever sobre um programa de TV.
Mas, não quero dar prêmios, chinelinhos, etc, aliás, coisas que a Danuzah faz melhor. Quero apenas comentar sobre um programa em especial...
Na TV a Cabo há um canal que passa despercebido e que poucas pessoas assistem, chamado People + Arts. Nesse canal passa um reality show chamado “Troca de Esposas”. Esse programa consiste na seguinte dinâmica: duas famílias são escolhidas, previamente selecionadas de acordo com o seu perfil sócio-econômico, moral, ético, etc. As mulheres (esposas) trocam de casa e consequentemente de família durante um tempo, geralmente 10 dias. Nos primeiros 5 dias, elas têm que seguir as regras da casa, realizando as tarefas cotidianas que a esposa oficial sempre realiza. Após os 5 primeiros dias, as coisas se invertem, ou seja, a esposa trocada refaz as regras de acordo com o que ela quer e a nova família tem que seguir essas novas regras.
O mais interessante desse programa é que a produção escolhe muito bem as famílias. As famílias escolhidas geralmente possuem conceitos opostos em relação à determinados assuntos, além de estilos de vida distintos, gerando o conflito e ao mesmo tempo a percepção de que existem outras realidades e outros pontos de vistas. Por exemplo: num dos episódios, houve troca de esposas entre um casal lésbico e uma família ultra conservadora, religiosa e tradicional. Em um outro episódio, houve a troca de esposas entre um casal cujo marido fazia todas as tarefas da casa (a mulher ficava assistindo televisão na cama!) e com outro casal cujo marido não fazia absolutamente nada e a esposa fazia tudo. Em outro episódio houve a troca de esposas entre um casal muito rígido em relação à limpeza e tarefas cotidianas e outro casal mais liberal, com uma quantidade enorme de animais de estimação (mais de 25) andando pela casa em caos total. Dá para imaginar a confusão?
Enfim, cada episódio é uma nova história. E cada episódio é um novo aprendizado. No final, após a troca, os quatro (marido/esposa de ambas as famílias) se reunem compartilhando as experiências que tiveram durante o tempo em que as esposas estavam trocadas. E, para terminar, após um determinado período de tempo (semanas), os casais falam sobre o que essa experiência trouxe para eles.
Geralmente os casais envolvidos mudam de alguma forma. Às vezes percebem que eram muito rígidos em determinados assuntos ou tarefas, tornando-se mais flexíveis. Outras vezes modificam o seu cotidiano para melhor. Mas, na maioria das vezes, passam a dar valor a(o) parceiro(a) e à família que possuem. E só por isso, meus amigos, já vale o programa!
Enviado por Joy