segunda-feira, junho 12, 2006

Troca de Esposas


Hoje eu irei dar uma de Danuzah Coelho. Vou escrever sobre um programa de TV.

Mas, não quero dar prêmios, chinelinhos, etc, aliás, coisas que a Danuzah faz melhor. Quero apenas comentar sobre um programa em especial...

Na TV a Cabo há um canal que passa despercebido e que poucas pessoas assistem, chamado People + Arts. Nesse canal passa um reality show chamado “Troca de Esposas”. Esse programa consiste na seguinte dinâmica: duas famílias são escolhidas, previamente selecionadas de acordo com o seu perfil sócio-econômico, moral, ético, etc. As mulheres (esposas) trocam de casa e consequentemente de família durante um tempo, geralmente 10 dias. Nos primeiros 5 dias, elas têm que seguir as regras da casa, realizando as tarefas cotidianas que a esposa oficial sempre realiza. Após os 5 primeiros dias, as coisas se invertem, ou seja, a esposa trocada refaz as regras de acordo com o que ela quer e a nova família tem que seguir essas novas regras.

O mais interessante desse programa é que a produção escolhe muito bem as famílias. As famílias escolhidas geralmente possuem conceitos opostos em relação à determinados assuntos, além de estilos de vida distintos, gerando o conflito e ao mesmo tempo a percepção de que existem outras realidades e outros pontos de vistas. Por exemplo: num dos episódios, houve troca de esposas entre um casal lésbico e uma família ultra conservadora, religiosa e tradicional. Em um outro episódio, houve a troca de esposas entre um casal cujo marido fazia todas as tarefas da casa (a mulher ficava assistindo televisão na cama!) e com outro casal cujo marido não fazia absolutamente nada e a esposa fazia tudo. Em outro episódio houve a troca de esposas entre um casal muito rígido em relação à limpeza e tarefas cotidianas e outro casal mais liberal, com uma quantidade enorme de animais de estimação (mais de 25) andando pela casa em caos total. Dá para imaginar a confusão?

Enfim, cada episódio é uma nova história. E cada episódio é um novo aprendizado. No final, após a troca, os quatro (marido/esposa de ambas as famílias) se reunem compartilhando as experiências que tiveram durante o tempo em que as esposas estavam trocadas. E, para terminar, após um determinado período de tempo (semanas), os casais falam sobre o que essa experiência trouxe para eles.

Geralmente os casais envolvidos mudam de alguma forma. Às vezes percebem que eram muito rígidos em determinados assuntos ou tarefas, tornando-se mais flexíveis. Outras vezes modificam o seu cotidiano para melhor. Mas, na maioria das vezes, passam a dar valor a(o) parceiro(a) e à família que possuem. E só por isso, meus amigos, já vale o programa!

Enviado por Joy