sábado, junho 10, 2006

A Beleza e a Feiura da Inocência


Como é bom ver os jovens! Apesar de sê-lo, não optei em assim agir. Vejo ao longe, com meus 29 anos, jovens de 60, 40, 20... Vivendo a vida de maneira despretensiosa e rampeira. Que delícia é viver assim. Mas ao longe. Bem ao longe.

Dia desses encontrei uma jovem. Nos dois sentidos. 14 anos, mas afirmando ter 16. Ah, essa juventude! Sua mãe contava a mim mais um caso: o cabelereiro da Vila morreu. Mas seu legado já havia sido roubado por seus funcionários, com o aval da família do defunto, que há anos não o via. "Você viu, menino? O que é a vida!". Para mim a história faria sentido num vilarejo em 1520. Mas aconteceu perto da Avenida Paulista, centro da maior cidade brasileira e sulamericana.

Quanto a filha, tudo aquilo era uma bobagem. "Ele não morreu, mãe. Já disse. Quando vocês descobrirem vai ser tarde demais" afirmava em tom de ameaça. "Tudo é uma ilusão, nós estamos numa ilusão". Geração Matrix. Como disse, uma gracinha! Mas de longe. Bem longe.

Tentei explicar. Nos meus 29 anos, minha pele não é mais a mesma. Contei da minha vivência. Tenho uma avó com 86. Sua pele, de tão frágil, não pode mais se ferir. Não há proteção entre pele e osso, de tão... Fino, frágil. Seus ossos, ao cair, com certeza quebrarão. Está na minha frente, sinto com minhas mãos. "Você não entende. É uma ilusão" Está bem, touché. O desespero toma a conta da minha velh´alma. A burrice nesta geração é latente e patenteada. Não há como mudar ou pensar diferente.

Lembrei de Cassiano Ricardo. Cada vez mais estes versos fazem sentido para mim:

“Diante de coisa tão doida

Conservemos-nos serenos

Cada minuto da vida
Nunca é mais, é sempre menos

Ser é apenas uma face
Do não ser, e não do ser

Desde o instante em que se nasce
Já se começa a morrer”

Cassiano Ricardo

Contas. Dívidas. Amores. Amigos. E o tempo se esvaire pelas mãos.
Juro que procurei o fio da matrix. A tal pílula que tão piamente a juventude diz existir.

Mas não vi.

Nem eles, na sua inocência superficial, puderam provar. A burrice interna não permite.

Vai, Geração Neos... Vai ser Matrix da vida. Peguem uma corda e se dependurem por aí.
Que falta fazem Grandes Platos nesse mundo...

É duro ser jovem, cheio de energia, e aceitar o inevitável na vida...

Não posso mais julgar. É escolher entre a ilusão... Ou a dura realidade.



<<<<<Enviado por Simon Diz