terça-feira, junho 20, 2006

SIMON ENTEDIA-SE: O BRASIL EM TEMPOS DE COPA!

Sim, sim, sim, eu tenho que confessar a vocês: faço parte dos pouquíssimos brasileiros que não se sentem nem um pouco entusiasmados com os jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol! Respeito muito quem torce e escreve pela Seleção Brasileira de Futebol (inclusive o Mr. Rufus Melancólico, meu colega de Cafeína, um Lord nelsonrodriguiano das palavras, que escreve aqui às quartas). Enquanto a Alemanha (e o resto do mundo) estremecem com o movimentar de bolas, jogadores e redes (doletas e marcos alemães também, por quê não dizer?!), tenho que procurar algo mais interessante para fazer enquanto cornetas rugem, fogos de artifício estouram e pessoas berram “Brasil” de bêbadas pelas ruas!

Minha relação de farpas com os Mundiais de futebol já é de longa data: sempre achei um absurdo ver o Brasil parar de funcionar por causa da “Seleção Canarinho”. É impossível desfrutar de quaisquer serviços ou trabalhar em paz quando a “Pátria de Chuteiras” está em ação! O que mais me incomoda nesta coisa toda são as especulações a respeito do “Fenômeno”, o artificial sentimento de nacionalismo que se cria durante os meses de junho e julho de quatro em quatro anos e a euforia quase cega que diz que depois de levantar a Jules Rimet o Brasil vai dar certo, enfim: todo esse clima de suposta solidez que logo se desmanchará no ar! É uma pena constatar tamanho sentimento de paixão pelo nosso país se esvai completamente depois da final da Copa...

Uma sábia personalidade de nossa MPB certa vez afirmou que no Brasil há muitas antenas e pouca gente antenada. Não acredito que o Brasil seja repleto de tamanho radicalismo, mas sei que é preciso mais consciência por parte de alguns a respeito do assunto futebol – por que não há tamanha euforia em relação a outros esportes ou em acerca da figura da Daiane dos Santos, ela é tão brasileira e gaúcha quanto o Ronaldinho Gaúcho! Este ano é também um ano de decisões para nós: eleições presidenciais a caminho, pouquíssimas opções de voto para os eleitores, novas possibilidades de cometer erros parecidos quando conquistamos o Penta (ou não?)!

O maior tédio que toma conta de mim quando vejo os noticiários: discutem-se acaloradamente as feijoadas servidas em pratos de pedreiro que o Ronaldinho Gaúcho degusta com plena avidez, fornecem-se os detalhes dos chiliques que o Ronaldo dá ao dizerem que ele está mais para “Fofômeno” do que para “Fenômeno”... Ou seja: durante estes meses de junho e julho, as notas de Caras estão pautadas aos jogos que estão acontecendo na Alemanha. Sim, people, a Copa do Mundo de Futebol também é fofoca!!!

*

A única notícia relevante para mim vinda da Terra das Salsichas e do Chucrute até este momento foi a passagem do humorista Bussunda para o andar de cima. Infelizmente o Brasil perde mais um de nossos embaixadores do riso em tempos nos quais precisaríamos ainda mais de sua presença! Não havia crítico melhor das cretinices de Brasília, da programação capenga da Globo e de outros costumes menos nobres de nossa vida social. O Casseta & Planeta, muitas vezes, atuou como o Onbudsman da própria emissora platinada ao parodiar a programação a qual os brasileiros estão tão acostumados: o Jornal Nacional, o Fantástico e as novelas da TV ficavam completamente irreconhecíveis ao serem atirados no triturador humorístico dos Cassetas. E Bussunda, com sua irreverência e sua aparência inesquecível, era o elemento chave de tamanho humor!

A capacidade que o já saudoso humorista tinha em se transfigurar em personagens femininas inspiradas nas musas das novelas (a consagração plena das antimusas!), ou em jogadores de futebol marrentos, decadentes e sem talento ou na personificação parodiada de Mr. President Lula era de deixar os grandes atores de nossa Dramaturgia com inveja! E o homem definitivamente era um talento para as artes.

É uma pena, Brasil que tu perdes mais um de seus filhos tão cedo! Apesar de Bussunda ter nos feito rir bastante, muitas de suas críticas não eram para rir pura e simplesmente, e sim para pensar nos rumos que tu estás tomando! Talvez a morte do Sr. Casseta sirva para que muitos pensem a respeito dos males que os festejos excessivos e a mediocridade da programação da Vênus televisiva podem fazer a cada um de nós...

Enviado por Mr. Simon