quinta-feira, setembro 07, 2006

A Viagem de Chihiro


É possível alguém não gostar deste filme? Creio que sim. Então aviso: se você não tem sensibilidade e não gosta muito de pensar nem chego perto. Vai odiar o filme, tachá-lo de "fábula boba" e que prefere A Era do Gelo. Ok, sem problemas. Para mim, ambos são excelentes, mas gêneros COMPLETAMENTE diferentes. O segundo, pura diversão. O primeiro, diversão e pensamentos. Muitos.

Como acabei de ler duas críticas desfavoráveis a Chihiro (leia aqui) , posto aqui a minha crítica sobre as críticas:
"Fiquei impressionada com duas críticas abaixo sobre o filme. Então, vá lá minha observação:
Se você não gosta de analisar filmes, é insensível e gosta de chegar aos finalmente (sic) sem churumelas, não assista o filme. Está longe de ser uma animação bobinha, e não ganhou o Urso de Ouro à toa.
Na realidade, o filme é uma dura crítica as religiões e deuses, aos que se consideram maiores por acreditar neles, aos que dependem de suas vontades e quereres.
Para um tolo, os seus pais virarem porcos não tem significado. Mas tem. Para as religiões, os deuses são deuses. Os homens, porcos. Porque comem, bebem, se amam, se rendem aos "prazeres da carne". Porém, os deuses se deleitam em banhos com ervas, o que é uma contradição.
Um dos deuses a receber este banho está cheio de lama. Ao receber o banho, lhe é retirado tudo o que existe nele: objetos feitos por homens. Foi um dos banhos mais difíceis, mas a única pessoa capaz de fazê-lo foi... Um ser humano! E um dos menores: Chihiro.

Ao entrar neste mundo novo, rodeado por deuses, Chihiro perde o que é mais importante em sua vida: seu nome. Outra crítica interessante: quando o assunto é religião, muitas pessoas esquecem quem realmente são em nome de outro. Um padre, pastor ou Deus.
Enfim, se vai assistir este filme, saiba que verá tudo, menos tolices. A não ser que seja um tolo e não consiga enxergar além disso."

Se vc quiser saber mais sobre o filme veja este site: http://www.junior.te.pt/chihiro/viagem_chihiro.html